Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

GÊNEROS TEXTUAIS EM INGLÊS

If you teach in some public school from Minas Gerais, I can understand your feelings in this end of year. However, it's not enough to worry... keep trying, teaching and doing everything you can. I trust in you.

See below some suggestions for use in classroom: some textual genres.

BIOGRAPHY                      I            INSTRUCTIONS       

 


terça-feira, 18 de setembro de 2012

PLANTÃO ENEM

O Plantão ENEM é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais em parceria com a Rede Minas.

São vídeos em que professores de todas as disciplinas dão dicas para quem for fazer o ENEM, se sair muito bem.

Em Língua Inglesa, o Plantão ENEM convidou a professora Reinildes Dias, autora do CBC de Língua Estrangeira e professora da UFMG. Na mesma roda de discussões, há também uma professora de Espanhol e outra de Redação. A próxima aula ao vivo será no dia 06 de outubro de 2012, às 10h pelo site www.plantaoenem.com.br. Confira os três blocos de programas já gravados anteriormente:

Bloco 1: A professora de Inglês Reinildes Dias dá dicas para os alunos se prepararem para o exame. Ela ressalta a importância da leitura de gêneros textuais diferentes em Inglês, pois isso facilita o desenvolvimento do vocabulário.



Bloco 2: A discussão gira em torno dos falsos cognatos, que podem contribuir para a confusão no entendimento das palavras e, consequentemente, na interpretação dos textos. Não confie no "portunhol", heim?



Bloco 3: Uma das disciplinas com maior peso no Enem, a Redação é abordada pela professora Leiva Leal, que discute o que deve ser observado para produzir o melhor texto. Acompanhe.


AVALIAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA - PAAE

O PAAE (Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar) é parte integrante do SIMAVE (Sistema Mineiro de Avaliação) e avalia, no Ensino Médio, o 1º ano em todos os componentes curriculares. Em 2012 aconteceu a primeira experiência de aplicar as avaliações do PAAE do 6º ao 9º ano, no entanto, somente com as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. 

As avaliações são elaboradas pelo Instituto Avaliar e, em nossa disciplina temos, portanto, somente a do 1º ano do Ensino Médio. Lembrando que há questões com diferentes níveis de complexidade que podem ser adequadas às suas turmas do 9º ou do 2º, por exemplo. 

Segue o link para download:



Avaliação Contínua

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

TRABALHANDO RECEITAS

Alguns professores já conhecem esse material, porque já o elaborei o ano passado. Trata-se de uma atividade mais divertida que levará o aluno a ter contato com o gênero textual receita, contemplando algumas habilidades dos temas do CBC Língua Estrangeira: "Leitura", "Produção escrita" e "Produção oral".

Os arquivos para o trabalho estão abaixo:

> Instruções

> Receitas

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

II ENCONTRO COM OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DA SRE CURVELO

O encontro com os professores de Língua Inglesa da SRE Curvelo aconteceu na Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo no dia 31 de agosto de 2012. Através de oficinas, os professores puderam relacionar, utilizando cartazes, as habilidades de Língua Inglesa que fazem a interdisciplinaridade com Língua Portuguesa e Matemática. Depois, após uma troca de ideias sobre elaboração e a estrutura de itens de avaliações, os seis grupos formados criaram diversas questões de Língua Inglesa com base nos suportes e habilidades propostas. Em um segundo momento, houve a oportunidade de analisarem uma mapa de resultado de uma avaliação diagnóstica de Língua Inglesa, identificarem as habilidades que os alunos apresentaram mais dificuldades e traçarem sugestões e estratégias de um Plano de Intervenção.

Foi um momento de crescimento e troca de experiências favoráveis para o ensino da disciplina. Agradeço a participação de todos os professores que, de maneira muito agradável, souberam participar e contribuir de forma significativa no encontro. Thank you so much!



Avaliação do Encontro

FOTOS DO ENCONTRO



Abaixo, alguns vídeos utilizados no encontro:




segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ATIVIDADES DE ENSINO - QUESTÕES ABERTAS

Today we have a suggestion and a challenge.

A sugestão é o arquivo que você pode baixá-lo clicando AQUI. São questões abertas que trabalham habilidades de Língua Inglesa, fazendo uma interdisciplinaridade com os descritores de Língua Portuguesa.

O desafio você baixa clicando AQUI. São os suportes utilizados na atividade acima acrescidos com alguns outros. A partir deles, o professor está livre para criar questões abertas ou fechadas, trabalhando diversas outras habilidades.